TCM: Todos os municípios baianos no Índice de Efetividade da Gestão Municipal


O Tribunal de Contas dos Municípios conseguiu a adesão de todos os municípios baianos no envio das informações – relativas ao exercício de 2018 – que serão utilizadas para se estabelecer o Índice de Efetividade da Gestão Municipal – IEGM. Os administradores dos 417 municípios baianos tiveram até a última terça-feira (26/03) para preencher e encaminhar o questionário eletrônico, e todos atenderam a solicitação do TCM no prazo.

Desde o ano passado a equipe do TCM/BA afirma que intensificou o trabalho de conscientização junto aos gestores e servidores municipais sobre os objetivos e a importância do levantamento estatístico. Isto porque o IEGM é uma ferramenta que permite avaliar, por meio de indicadores sociais e econômicos, a qualidade das administrações municipais, o que auxilia os prefeitos a definir melhor o planejamento e o modelo de gestão, especialmente nas áreas de Saúde, Educação, Meio Ambiente, e de Governança em Tecnologia de Informações.

Os dados sobre as administrações municipais que foram apresentados com o preenchimento de um questionário eletrônico serão agora analisados por servidores que compõem a equipe do IEGM e, após estabelecimento do índice, colocados em disponibilidade pública no site do TCM. O projeto é coordenado da Superintendência de Planejamento e Gestão do TCM e conta com a colaboração das Inspetorias Regionais de Controle Externo.