Secretários de Saúde do Extremo Sul se mobilizam para implantar os Planos de Urgência e Rede Cegonha


Durante a manhã da última terça-feira, 10 de abril de 2018, os diretores de hospitais e maternidades dos 13 municípios do Extremo Sul se reuniram na sede do Núcleo Regional de Saúde (NRS) em Teixeira de Freitas, para discutir os serviços existentes e as necessidades das unidades hospitalares, o que vai culminar na implantação dos Planos de Urgência e da Rede Cegonha.

Segundo o secretário de Saúde do Prado, Luciano Mota, o intuito do trabalho é integrar todo o sistema de saúde de média e alta complexidade dos treze municípios, para beneficiar Teixeira e região.

Hoje, os diretores fizeram “um levantamento para fazermos a territorialização da área hospitalar. A região, hoje, conta com aproximadamente 780 leitos de hospital”, conta Luciano, que faz parte da comissão, composta por todos os secretários de Saúde do Extremo Sul. Também iniciaram os estudos para a reorganização dos serviços de saúde hospitalar da nossa região.

Também foi feito um diagnóstico de todo serviço oferecido por cada hospital, desde cirurgia, atendimento e especialidades, tudo que é oferecido a nível hospitalar na região foi listado.

O titular da pasta da Saúde do Prado, que na ocasião representou o Secretário Max Almeida, disse que o próximo passo é, quinta-feira, 12 de abril, ocorrer reunião com todos os secretários “de onde vai sair um relatório que será encaminhado para a Sesab para dar prosseguimento no plano de urgência da região de Teixeira e o plano da rede cegonha, que envolve atendimento à gestante de alto risco”.

A ação irá desafogar o Regional e melhorar a qualidade da saúde em todos os 13 municípios que fazem parte do Consaúde.

Fonte: Foco no poder