Secretaria de Saúde realiza IV Conferência Municipal de Saúde em Prado


Secretaria de Saúde realiza IV Conferência Municipal de Saúde em Prado. Entrevista com Coordenador da Atenção Básica, Lucas Barreto

Publicado por Prado Notícia em Quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Na última quarta-feira (30), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou a IV Conferência Municipal de Saúde, que servirá como base para a elaboração do Plano Municipal de Saúde 2018-2021. A conferência, que contou com a participação de diversos segmentos da sociedade, como gestores municipais, profissionais da área de saúde, servidores da Prefeitura e a população em geral, é uma importante ferramenta de construção coletiva, onde todos pensam as melhores estratégias para uma saúde cada vez mais eficiente.

Durante a abertura do evento, realizado na Câmara de Vereadores, o secretário de saúde, Luciano Ferreira Mota, falou sobre as ações já realizadas no setor de Saúde nesses oito meses de governo, destacando a prioridade para um serviço inclusivo, acolhedor e humanizado. As ações, como ampliação do atendimento odontológico, contratação de especialistas e melhorias no serviço de Tratamento Fora do Domicílio, contribuem para a realização do maior objetivo da gestão, que é retomar o crescimento do município e devolver aos pradenses o orgulho pela cidade.

O diretor administrativo do Hospital São Bernardo de Alcobaça e São José de Itabatan, Max Almeida, e a farmacêutica generalista e naturopata, membro da comissão científica de fitoterapia da Bahia e das práticas alternativas, integrativa e complementares da SESAB, Gerusa Sales, foram convidados a palestrar sobre o tema “SUS com qualidade e eficiência: Um desafio para todos!”, onde falou sobre as Leis que regem o serviço de Saúde e os desafios enfrentados no setor, além de dar algumas orientações e compartilhar experiências para a melhoria do serviço. “Precisamos de momentos como esse, de construção coletiva, para chegarmos ao SUS que queremos”, afirmou Max Almeida.

Gerusa Sales também falou sobre a importância do acolhimento com qualidade nas Unidades de Saúde e destacou que a atenção básica deve resolver 80% dos problemas de saúde da população, parabenizando a prefeita, a quem chamou de um dos melhores prefeitos da Bahia, pelos investimentos que estão sendo feitos no setor.

Já no período da tarde, foram divididos grupos de trabalho, com os eixos: Vigilância, Proteção e Promoção da Saúde; Participação e Controle Social; e Planejamento, Gestão de Recursos e Instrumentos de Gestão; cujos membros elaboraram as propostas para as melhorias na Saúde.

Participaram do evento Luiz Dupim (Secretário de Administração), os vereadores (Luciana da Lookgás, Dr. Anderson Fisioterapeuta, Professor Boloca, Professora Bruna e Odilei Matos), dentre outros nomes.