Saúde: Hospital Municipal de Prado adere à campanha Novembro Azul


A equipe do Hospital Municipal de Prado, aderiu à campanha Novembro Azul com o intuito de conscientizar o público masculino sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Além de utilizarem camisetas alusivas à campanha, os servidores também ornamentaram a recepção daquela unidade de saúde.

O Novembro Azul, que é correspondente à versão masculina do Outubro Rosa (campanha contra o câncer de mama), tem como finalidade orientar a população masculina quanto ao perigo do câncer de próstata e a importância do diagnóstico precoce.

Na visão dos funcionários da rede de saúde pública do município, essa iniciativa é de suma importância, uma vez que, segundo eles, passam diariamente pelo hospital centenas de pessoas.  “A conscientização ajuda no cuidado com a saúde, que é um gesto de amor à vida”, destacaram.

Estes dedicados servidores não mediram esforços em por em prática essa campanha de conscientização.

PREVENÇÃO

Os estudos na área da prevenção do câncer de próstata divergem em diversos pontos, entretanto, para redução dos fatores de risco, a medicina recomenda a adoção de práticas saudáveis de um modo geral. Alguns exemplos são:

1. TENHA UMA DIETA BALANCEADA

Há evidências de que a adoção de uma dieta com baixa quantidade de gorduras e repleta de frutas e vegetais pode reduzir o risco de se desenvolver o câncer de próstata. A diminuição de alimentos ricos em gordura ajuda no controle do peso e traz uma melhora geral na qualidade de vida, inclusive diminuindo o risco de doenças cardíacas. Vegetais possuem vitaminas e nutrientes que também podem reduzir a ameaça de desenvolvimento do câncer de próstata.

2. EXERCITE-SE COM FREQUÊNCIA

A prática de exercícios físicos está ligada aos hábitos saudáveis de um modo geral, mas estudos indicam que ela também contribui para a redução do risco de desenvolvimento do câncer de próstata. Caso ainda não possua uma rotina de exercícios, consulte seu médico para saber como iniciá-los. Caminhar mais e escolher as escadas ao invés do elevador são boas maneiras de se exercitar no dia-a-dia.

3. MANTENHA O CONTROLE SOBRE SEU PESO

A obesidade está relacionada ao aumento do risco de diversos cânceres, incluindo o de próstata. Se você possui sobrepeso, trabalhe para diminuí-lo. Caso tiver muitas dificuldades, não hesite em procurar ajuda médica.

Alguns hábitos diários simples podem contribuir, e muito, para a redução da ameaça do câncer de próstata. Ainda assim, mesmo seguindo essas dicas, e praticando outros hábitos saudáveis, os exames rotineiros para homens acima de 50 anos são indispensáveis. Portanto, não deixe de consultar seu médico periodicamente.

4. FAÇA UM DIAGNÓSTICO ANTECIPADO

Alguns hábitos diários simples podem contribuir, e muito, para a redução da ameaça do câncer de próstata, porém a consulta de um médico especializado é indispensável na suspeita de algum sintoma. Seguir essas dicas e praticar outros hábitos saudáveis, além dos exames rotineiros para homens acima de 50 anos são indispensáveis.