Prefeitura de Prado realiza mais uma edição do Mutirão do Glaucoma


A Prefeitura de Prado, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria do Estado da Bahia, está realizando nesta sexta-feira (20), mais uma edição do “Prado contra o Glaucoma”, mutirão que tem por finalidade a prevenção e tratamento do glaucoma. Os atendimentos do 7º mutirão tiveram início às 8h00, na Sede da Prefeitura Municipal e segue até o próximo sábado, dia 21 de outubro.

O Secretário Municipal de Saúde, Luciano Mota demonstrou a importância da realização do mutirão, já que Prado possui uma quantidade significativa de pessoas com a doença, que aparece de forma silenciosa e não tem cura.

“Esse serviço de prevenção é indispensável para a sociedade pradense, pois, na maioria das vezes, a doença é detectada em um nível muito avançado, quase no estágio da cegueira. Portanto, cada paciente realiza os exames e caso seja detectado o glaucoma, já sai com os medicamentos devidos para o tratamento”, explicou o secretário. 

Foi justamente por causa das dificuldades da obtenção do exame para os moradores, tanto pelo custo quanto pela detecção da doença, que a Secretaria de Saúde do município organizou esse mutirão, trazendo pessoas da cidade e povoados do município.

O glaucoma refere-se a um grupo de doenças oculares que provocam danos irreparáveis ao nervo óptico, responsável por transmitir as informações visuais recebidas pelo olho até o cérebro. Portanto, a detecção precoce é a melhor prevenção!

Por Claydson Motta | Prado Notícia