Prado: Unidade Básica de Saúde (UBS-7), realiza atividades com idodos no Distrito de São Francisco


Na última quinta-feira, dia 20 de julho, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS-7), do Distrito de São Francisco, no município de Prado, realizou um trabalho com idosos para abordar sobre o risco de queda e detecção precoce do câncer de boca.

Outro assunto abordado no evento foi a Hipertensão Arterial. De acordo com os agentes a hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença multifatorial crônica que acomete mais da metade da população brasileira, gerando custos elevados para a saúde pública em função das complicações, como o acidente vascular encefálico (ou cerebral – AVC), insuficiência cardíaca, doença vascular de extremidades e insuficiência renal crônica, sendo que, dentre os principais fatores de risco destacam-se o excesso de peso e obesidade aliados ao sedentarismo e ingestão excessiva de sódio.

Na ocasião, o educador físico Danilo Itajahy, do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF-Prado), realizou vários exercícios para melhorar a postura do idoso, onde todos os presentes puderam participar. O vereador Odilei Mattos, esteve presente no evento.

Além das atividades educativas, também foi realizado aferição de pressão arterial e glicemia.  Um trabalho de busca ativa realizaram diversas visitas domiciliar aos idosos debilitados e impossibilitados de se locomover até a unidade de saúde. De acordo com os organizadores o objetivo dessa ação foi de identificar possíveis casos que ainda não chegaram ao conhecimento da unidade, além de dar uma divulgação maior ao trabalho.

Essa comunicação mais estreita com os profissionais da saúde dos postos é extremamente importante, para que eles possam conhecer o perfil da população idosa do distrito e suas demandas.

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas