Prado: Profissionais da Saúde realizam ações de conscientização no Carnaval


Para atingir o maior número de jovens e adultos, os profissionais da Secretaria de Saúde do Município de Prado estão realizando várias ações de conscientização para o uso de preservativos durante as relações sexuais. As atividades se iniciaram pelas ruas e avenidas, além de pontos estratégicos da cidade.

A Secretaria de Saúde também montou uma base próximo a praça da Matriz, no centro da cidade para atender os foliões. O objetivo é informar à comunidade e aos turistas sobre os serviços disponíveis na rede municipal de saúde, como a distribuição gratuita de preservativos, além de trabalharem as medidas preventivas durante as festividades de carnaval e no decorrer do ano.

O secretário municipal de Saúde, Luciano Mota, afirmou que as campanhas de conscientização são desenvolvidas durante o ano inteiro. “Mas em fevereiro, dada as comemorações do carnaval, nós intensificamos a distribuição de preservativos e de panfletos explicativos. Isso é importante, porque as pessoas precisam se atentar para o aumento exponencial de casos de HIV e Sífilis no Extremo Sul da Bahia”, explicou.

Segundo a coordenadora da Atenção Básica do Município, Neralice Fernandes, a “expectativa é sensibilizar e conscientizar os foliões para o uso adequado do preservativo para prevenir as infecções sexualmente transmissíveis, pois ainda é a melhor forma de se prevenir das infecções sexualmente transmissíveis dos homens e das mulheres”, explicou

Todas as ações fazem parte da campanha de Carnaval organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, com o intuito de divulgar o método mais eficaz de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), HIV, sífilis e alguns tipos de hepatites, e de evitar a gravidez não planejada.