Prado: Moradores do Guarani reclamam de Farmácia Básica Municipal fechada a quase um ano


Prado – O acesso à saúde na rede pública no distrito de Guarani está cada dia pior. Os moradores enfrentam dificuldades para conseguir itens básicos, como medicamentos.

De acordo com os moradores a Farmácia Básica Municipal está fechada desde o início do ano. Como alternativa, algumas pessoas precisam procurar farmácias particulares. No entanto, alguns disseram que continuam sem medicação.  É o caso da dona Janaína, moradora do distrito, que conta que não tem como arcar com os custos de remédios.

“A maioria que dependem de medicamentos não tem condição de comprar. Eu sou uma delas. Não posso deixar de colocar comida dentro de casa por conta disso. O jeito é ficar esperando a boa vontade desses que estão no poder”, diz.

Inaugurada em 2016, a Farmácia Básica Municipal foi criada para facilitar o acesso da população de baixa renda aos medicamentos. Na época a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde informou que a implantação dessa unidade forneceria gratuitamente os medicamentos.

O acesso à saúde pública de qualidade é um direito de todo cidadão brasileiro.