Prado: Começa temporada de baleias jubarte na Costa das Baleias


Anualmente, as baleias jubartes se deslocam da Antártida até a costa brasileira com o intuito de se acasalarem e terem seus filhotes nas águas morninhas do Brasil. Grande parte delas se agrupam no litoral sul e extremo-sul da Bahia, entre as regiões de Abrolhos, Porto Seguro, Prado, Cumuruxatiba e Corumbau.

Prado é conhecido por ser a porta de entrada para as baleias e é um dos principais pontos de whalewatching. Durante a temporada – que começa em julho e segue até novembro – é possível ver os animais dando cambalhotas na água, além de poder observá-las de pertinho por meio dos cruzeiros de turismo.

Foto via Flickr/ Márcio Filho - MTUR

Foto via Flickr/ Márcio Filho – MTUR

A Costa das Baleias, como a região de Prado é popularmente chamada, abriga mais de 900 km belíssimas de praias, que além do fenômeno que encanta os visitantes, tem muito mais a oferecer. No distrito de Cumuruxatiba, o turista pode encontrar belezas naturais, manifestações culturais, artesanato e apresentações tribais, falésias, uma grande variedade de comidas típicas, como paella valenciana, vatapá com caruru e cocada baiana, e muita história sobre o começo da colonização no Brasil.

Foto via iStock/ andremarinst

Foto via iStock/ andremarinst

Já Ponta de Corumbau é um dos melhores locais para se aproveitar a observação das baleias, pois conta com cerca de 15 km de praia quase desertas, com areia branquinha e águas cristalinas. Corumbau é um dos vilarejos preservados pelos moradores – em sua maioria pescadores – que ajudam a manter o local bem cuidado e protegido.

Foto via iStock/ PauloVilela

Foto via iStock/ PauloVilela

O Instituto Baleia Jubarte coordena e monitora os passeios, além de estimular a conscientização que envolve o turismo de observação, que possui caráter educativo, redução do impacto ambiental, sensibilização da população, incentivo ao setor turístico e contribuição para as pesquisas científicas e na proteção e preservação das baleias jubartes.

Texto por: Carolina Berlato
Imagem Destacada via iStock/ Chrapuscule