Prado, cidade histórica, completa 123 anos nesta sexta-feira (02)


A cidade histórica de Prado, Capital da Costa das Baleias, vai completar 123 anos de emancipação política nesta sexta-feira (2). A cidade está localizada no extremo sul da Bahia ocupando uma área privilegiada com 84 km de belíssimas praias.

Além de suas belezas naturais, Prado é um dos principais destinos no litoral baiano; tem sua economia, principalmente, sustentada pelo movimento turístico; reúne diversidade cultural e histórica, várias aldeias indígenas, uma reserva extrativista e um parque de preservação ambiental.

 

Cumuruxatiba, Sul da Bahia.
#vempracumuru #BAHIA #praias #natureza #love #beach #toptravel #seudestino #fotosbahia #seudestinonabahia #nordeste #viagem #MTur #toptravel #paraiso #melhordestino #deixarfluir #costadasbaleias

Publicado por Janderson Martins em Sábado, 20 de julho de 2019

O município é o destino certo para quem adora o contato direto com a natureza. Em meio a imensos paredões de falésias, rios, praias, uma das grandes atrações é a primeira praia do Brasil, a Barra do Cahy, localizada no distrito de Cumuruxatiba. O cenário é composto por grandes preciosidades naturais.

 

Outro lugar que atrai turistas do mundo inteiro é o povoado do Corumbau. A freqüência de famosos, pousadas de luxo e uma gastronomia de primeira faz desse lugar a praia queridinha do Sul da Bahia.

 

O município pradense é o principal e mais destacado entre os municípios da Costa das Baleias. A infra-estrutura turística do município está pronta para atender os mais exigentes aos simples visitantes. Além da natureza exuberante, a hospitalidade e receptividade do pradense chamam a atenção e encanta quem visita o município. Além das festas do réveillon e carnaval, o Prado Moto Rock e o Festival Gastronômico atraem turistas de diversas partes do país.

Um pouco da nossa história:

 

Prado teve origem numa aldeia de índios descendentes dos Aimorés, que se estabeleceu por volta de 1755 à margem esquerda do Rio Jucuruçu, próximo ao mar. Vestígios do século XIX podem ser apreciados no centro histórico, destacando-se a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação e os antigos prédios no estilo colonial. Praias calmas de águas mornas estendem-se por mais de 84 km de litoral, cheia de paisagens quase intocadas. Prado é rico em cultura, gastronomia, arte e lazer. É nesse cenário que as baleias Jubarte visitam a região, de Julho a Novembro, para procriar e amamentar suas crias.

Programação:

 

Uma das principais cidades do litoral baiano terá uma programação especial para comemorar a data.

02 de Agosto – 6ª feira:

5h -Alvorada- Filarmônica Lira Pradense

8 h- Passeio Livre no Parque Nacional do Descobrimento (Aberto ao Público até às 17h)

16h Praça da Matriz

  • Barracas de Acarajé
  • Barracas de Cocadas
  • Feira de Artesanato
  • Passeio Virtual no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Evento de Capoeira Sambangola (Programação à parte)

19h – Missa Festiva na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação em Comemoração aos 123 anos de Emancipação Política de Prado.

20h –Apresentação da Filarmônica Lira Pradense  e Corte do Bolo

03 de Agosto – Sábado:

15h Ensaio Aberto para a comunidade no Espaço Caboco de Cultura de Cumuru em Cumuruxatiba- Capoeira, Percussão, Teatro, Forró, Dança Afro.

(Até 18h)

16h Praça da Matriz

  • Barracas de Acarajé
  • Barracas de Cocadas
  • Feira de Artesanato
  • Passeio Virtual no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Evento de Capoeira Sambangola (Programação à parte)

19h Somos 1 (Anfiteatro)

04 de Agosto – Domingo

7:30h Concentração na Praça do Palácio do Turismo para

Passeio Ciclístico pelas ruas da

Cidade.

16h Praça da Matriz

  • Barracas de Acarajé
  • Barracas de Cocadas
  • Feira de Artesanato
  • Passeio Virtual no Parque Nacional Marinho dos Abrolhos
  • Evento de Capoeira

Sambangola (Programação à parte).

Na sua próxima férias inclua o PRADO no seu roteiro e venha desfrutar da nossa hospitalidade.

Parabéns Prado por seus 123 anos de história!

Por Claydson Motta – Vídeos: Prime Filmes / Janderson Martins