Prado: Campanha de conscientização ao combate a sífilis


A Prefeitura Municipal de Prado, por meio da Secretaria de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica estão realizando a Campanha de Combate à Sífilis, onde o município realiza uma mobilização nas Unidades de Saúde da Família, tendo como o dia “D” de intensificação o dia 27 de julho, próxima sexta-feira, das 08:30h às 12:30h, na Praça em frente ao Supermercado Boa Praça no centro da cidade. A ação é voltada ao público em geral, por demanda espontânea, e visa fortalecer o enfrentamento da Sífilis, inclusive, por consequência, a Sífilis Congênita, no Município de Prado.

Serão ofertados à população testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatites B e C, além de aconselhamento sobre essas doenças. O teste é rápido e 100% sigiloso.

INFORMAÇÕES SOBRE A DOENÇA

A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema Pallidum.

É transmitida por meio de relação sexual (vaginal, oral e anal), desprotegida com uma pessoa infectada, ou ainda pode ser transmitida para crianças durante a gestação ou parto (sífilis congênita).

Os sintomas dependem da fase da doença, mas nem sempre são facilmente perceptíveis. Os mais comuns são o aparecimento de úlceras (chamadas de cancro duro), no local de entrada da bactéria (pênis, vulva, vagina, colo uterino, ânus, boca ou outros locais) e geralmente não dói. Mesmo sem tratamento, essas lesões costumam desaparecer em alguns dias, mas a doença continua ativa no organismo e pode provocar outros sintomas como manchas no corpo, principalmente na palma das mãos e planta dos pés (sífilis secundaria). E alterações graves no coração, ossos, cérebro e olhos (sífilis terciária).

A única maneira de prevenir a doença é com o uso de preservativos durante as relações sexuais (oral, vaginal e anal).

A Campanha de Conscientização ao Combate a sífilis conta com o apoio da Secretaria da Saúde da Mulher, Projeto AMAR e do Programa Saúde na Escola.

Saiba mais! Clique no link abaixo e baixe nosso folder da Campanha:

Campanha_prado_contra_a_sifilis_2018