Moradores Participam de Audiência Pública em Cumuruxatiba, para Tratar do Abastecimento de Água


Nessa quarta-feira (15) de maio, o site www.pradonoticia.com recebeu o morador de Cumuruxatiba distrito de Prado, o Sr. Lúcio Luiz de Oliveira, ele procurou o nosso site para contar o problema que há muito tempo a comunidade tem enfrentado com a água de péssima qualidade e explicar o motivo da segunda audiência Publica, na Casa Paroquial. Segundo o mesmo a audiência feita na última terça-feira 14 de maio, foi para tratar da implantação do sistema de abastecimento de água  para a comunidade.

2

A audiência Publica teve a presença do engenheiro ambiental, Silvonilton e a assistente social, Ana Valéria, ambos da CERB – Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia, e contou com a participação da prefeita Mayra Brito (PP), e dos vereadores Tadeu e Moreia, o secretário de obras, Franco Baldo e dezenas de moradores de Cumuruxatiba.

GEDSC DIGITAL CAMERA

Em entrevista ao nosso site, o morador Sr. Lúcio Luiz de Oliveira, contou que a  muito tempo essas promessas vem se arrastando e até  o momento nada é feito, ” É uma água de péssima qualidade, água com ferrugem, água suja, essa água é considerada impróprias para o consumo humano, há muito tempo nós moradores, enfrentamos esse problema, promessas são feitas e nada, esperamos que dessa vez seja realizado” disse.

8

De acordo com o mesmo, a população se manifestava por diversas vezes, questionando e argumentando, quem iria gerenciar a tal obra, se seria a Prefeitura Municipal de Prado ou o próprio Governo Federal, ” Os moradores que estavam presentes na Casa Paroquial, volta e maia, argumentava “QUEM VAI GERENCIAR ESSA OBRA? A PREFEITURA OU O PRÓPRIO GOVERNO FEDERAL?”, relata o Sr. Lúiz.

5

Segundo engenheiro, foi feito um estudo técnico em 2006, e o sistema que será implantado tem capacidade para abastecer a comunidade até o ano 2026, somando o crescimento da população nesse período.

4

A obra é do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 do Governo Federal e o recurso segundo informações já está disponível, mas não tem ainda uma data prevista para o inicio, pois é preciso ainda ser licitada. O prazo para a conclusão da obra é de no máximo 9 meses, assim que for iniciada. 

7

Resta saber se essa  implantação do sistema integrado de abastecimento, vai realmente sair do papel, se caso sair à população de Cumuruxatiba, passará a contar com uma água de boa qualidade chegando em todas as residências.

Por Claydson Motta/PradoNotícia