Incêndio em CT do Flamengo em Vargem Grande deixa vários mortos e feridos


Fogo atingiu o alojamento dos jogadores da base do clube, que recebe atletas de 14 a 17 anos; há pelo menos 10 vítimas fatais e três feridos, um deles em estado grave

Rio – Um incêndio de grandes

proporções no Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, na Zona Oeste do Rio, deixou pelo menos 10 mortos, no fim da madrugada desta sexta-feira. Há ainda três pessoas feridas, uma delas em estado grave. Cauã Emanuel Gomes Nunes, de 14 anos, Francisco Diogo Bento Alves, de 15, e Jonathan Cruz Ventura, 15, foram levados para o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Ainda não há informações de qual deles é o mais grave.

O incêndio aconteceu no alojamento dos jogadores da base do clube, que recebe atletas de 14 a 17 anos. O CT George Helal também é o local de treinamento da equipe profissional do Rubro-Negro.

“Todas as vítimas estavam dormindo. Quando chegamos aqui, o fogo estava restrito ao alojamento. Segundo funcionários, todos os mortos são jogadores da categoria de base. Não sabemos informar a identificação dessas vítimas. Os corpos ainda permanecem no local à espera da perícia. Fizemos o rescaldo e fogo foi contido às 6h30”, afirmou o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros Douglas Henaut.

O combate ao fogo foi feito por agentes dos quartéis do Corpo de Bombeiros da Barra e do Recreio, que foram acionados pouco depois das 5h. Pelo menos três veículos da corporação foram usados no caso, além de diversas ambulâncias. Ainda não há informações da identificação das vitimas fatais e do que levou às chamas.

Treino cancelado

Havia um treino dos jogadores profissionais marcado para as 9h30 desta sexta, mas foi cancelado por causa da tragédia. O Flamengo tem um clássico marcado contra o Fluminense pela semifinal da Taça Guanabara, às 19h deste sábado.

A sede do clube, na Gávea, na Zona Sul do Rio, está interditada desde a noite de quarta, quando um temporal atingiu o Rio. “Devido às fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro na noite de quarta-feira e durante a madrugada, várias áreas da sede do Clube de Regatas do Flamengo foram afetadas. As equipes de Patrimônio e Fla-Gávea estão realizando vistorias para ter a real dimensão dos danos causados”, informou o clube, nesta quinta.

CT George Helal

O CT atende à equipe profissional do Flamengo e categorias de base – Gilvan de Souza / Flamengo

O centro de treinamento atingido pelo fogo fica na Estrada dos Bandeirantes, número 25.997, e se chama George Helal, em homenagem a um ex-presidente do clube que comprou o terreno na primeira metade da década de 80. Conhecido como Ninho do Urubu, é utilizado pelos jogadores principais do Flamengo e por categorias de base. A modernização do espaço foi acelerada a partir de 2014 e foi ampliada em 2018.

A área total do CT é de 5 mil m² e conta com dois pavimentos, com acesso independente para os jogadores e comissão técnica, e outro para os jornalistas acompanharem o dia a dia do clube. No módulo dos profissionais, são 42 suítes, sendo 36 individuais e seis duplas.

O espaço tem ainda salas de preparação física e 14 banheiras de hidroterapia, piscina, nutrição, fisiologia, departamento médico, varandas de observação, dois auditórios com capacidade para 50 pessoas cada, praça de convívio, refeitório para 70 pessoas, vestiário e rouparia. Uma estátua do Zico, ídolo do clube, e um busto do Maestro Júnior, outro rubro-negro de coração, recepcionam quem frequenta o lugar.

O CT atende à equipe profissional do Flamengo e categorias de base – Gilvan de Souza / Flamengo

 

Galeria de Fotos

Centro de treinamento do Flamengo, em Vargem Grande, pegou fogo nesta madrugadaREPRODUÇÃO / TV GLOBO