Filhote de baleia jubarte é encontrado morto na praia de Alcobaça


Um filhote de baleia Jubarte foi encontrado morto na tarde desta segunda-feira (27), próximo à Cabana Mandala, na Praia de Alcobaça, no Extremo Sul da Bahia. O animal estava encalhado na areia. Equipes do Projeto Baleia Jubarte foram acionadas para fazer os primeiros levantamentos.

O filhote tem aproximadamente 4,5 metros de comprimento. A morte é recente porque a pele do animal ainda estava bem brilhosa. Com esse filhote, conforme o projeto Baleia Jubarte, sobe para 31 o número de baleias encontradas mortas na Bahia, este ano.

Temporada de baleias

A temporada de observação das baleias na Bahia ocorre entre os meses de julho e novembro. Cerca de 20 mil jubartes devem passar pelo litoral baiano no período.

Os animais podem chegar a 16 metros de comprimento e pesar 40 toneladas. As baleias são animais migratórios e estabelecem lugares diferentes para alimentação e reprodução.

Entre julho e novembro, elas saem da região da Antártida, que passa por um inverno rigoroso, e migram para águas tropicais, que são mais quentes, para se reproduzirem.

Desde maio, alguns animais começaram a chegar no estado. O maior berço reprodutivo do Atlântico Sul é na região de Abrolhos – que vai do extremo sul da Bahia ao norte do Espírito Santo.

Dóceis, as baleias atraem milhares de turistas para regiões da Costa das Baleias, no Extremo Sul da Bahia, como Prado, Alcobaça, Caravelas, Nova Viçosa e Mucuri.