Prado presenciou um novo momento em sua política. Pela primeira vez na história do município, um jovem de família humilde, que teve uma infância sofrida venceu uma eleição majoritária. O prefeito eleito, Gilvan da Silva Santo (PSD), o “Gilvan Produções”, representa a quebra de paradigma e de que o povo pradense quer, de fato, mudanças na administração municipal. Além de ser o primeiro prefeito negro e de família humilde, com 41 anos, é o novo chefe do executivo.
Apesar da turbulência que está sendo sua segunda-feira (16), um dia após a vitória nas urnas, com diversos compromissos e entrevistas, ele gentilmente concedeu uma entrevista ao site Prado Notícia para contar sua história, desde sua infância humilde em Prado, até o dia 15 de novembro de 2020, quando foi eleito prefeito mais bem votado da história.
Gilvan Produções é um legitimo pradense. Nascido em 03 novembro em 1979, no município de Prado, filho do Sr. João José Santos e Dona Almira da Silva Santos, tendo como avós paternos Manoel José dos Santos e Maria de Jesus da Conceição, e avós maternos o comerciante Amaro Miranda da Silva e Maria Valanzuela Chaves. Gilvan foi o segundo de 5 filhos e de acordo com os relatos da família, desde criança sempre foi muito tranquilo e com um perfil de empreendedor.
Aos 8 anos de idade, já ajudava o seu avô Amaro em seu comércio. Numa quitanda localizada na Rua Ana Nery e também fazia frete na feira local. Numa rotina de trabalho e estudo, o que não era nada fácil, conciliava com sabedoria as atividades escolares no Colégio Maria Cândia de Almeida, onde estudava pela manhã e atarde saia pelas ruas da cidade junto a sua irmã mais velha Sandra, para vender cocadas preparadas pela sua mãe.
A vida religiosa de Gilvan teve início na Igreja Católica Nossa Senhora da Purificação, onde fez a primeira comunhão e foi também crismado. A sua devoção e respeito por São Benedito começará muito cedo desde quando ainda pequeno participava dos festejos de uma das maiores festas populares do nosso município, a Marujada, na qual faz parte até os dias atuais. Sempre disposto a trabalhar e preocupado em cuidar da sua família e no sustento da casa, teve o seu primeiro emprego como embalador no Supermercado Mini Preço do proprietário Luiz Cláudio Fonseca Ramos. Logo depois foi para o seu segundo emprego na Padaria Nosso Pão.
Devido as rotinas dos trabalhos na padaria, passou a estudar a noite no Colégio Anísio Teixeira, onde concluiu o ensino médio em técnico em contabilidade em 1999. Com o fechamento da Padaria Nosso Pão, aos 22 anos, abriu o seu primeiro empreendimento a lanchonete “Fui.Com”, inicialmente localizada na Praça da Matriz e tendo o seu segundo endereço onde se localizava a praça de eventos. Em 2001 conheceu aquela que escolheu como companheira, Neuziane Mascarenhas Novais. Oficializando a união 9 anos depois.
Como nem tudo são flores nessa caminhada, Gilvan teve uma perda irreparável, em abril de 2010, em uma partida repentina perdia a matriarca da família, Dona Almir aos 59 anos de idade. Mulher guerreira de voz serena em passadas lentas deixava esposo e filhos e com um grande legado para as futuras gerações.
A carreira na política de Gilvan aconteceu naturalmente e sem pretensões de chegar tão longe. Candidatou-se a vereador em 2012 e que foi eleito legislando no período de 2013 à 2016 sendo nesta eleição o segundo bem mais votado com 593 votos. Nascia então nesse momento para a sociedade pradense uma liderança política. No dia 17 de abril de 2014, nasceu um dos maiores presente que Deus lhe deu, a sua primeira e até então a sua única filha, Isadora.
Em 2016, candidatou-se a prefeitura do Prado, ficando em segundo lugar com 7.029 votos, com a diferença para o primeiro lugar de apenas 141 votos. Apesar das derrotas nas urnas ele não se sentiu derrotado, mas serviu como aprendizado e o impulso para continuar lutando pela comunidade a qual ele pertence.
Com uma nova forma de fazer política, com uma proposta de renovação pautada na fé, humildade, ética e respeito derrotou nas urnas a família Brito que apoiava o candidato Jorginho do guarani, com uma diferença avassaladora. Gilvan Produções deixou comprovando que o dinheiro não se compra o caráter e a dignidade das pessoas.
“Eu serei um bom prefeito para Prado, pois sei bem o quão importante é escutar o povo e buscar uma solução para as suas necessidades. Com essa experiência de sentir o problema e não medir esforços para que uma solução aconteça, quero e vou colocar a disposição da população, a partir do dia 1º de Janeiro. Eu sei de todas as potencialidades que Prado tem, seja na parte de nossa natureza que é tão bonita, na parte cultural, social, ou seja, nós temos apenas que fornecer os meios e eu serei uma ferramenta, junto com o Carlão, para isso. Vamos buscar todo o apoio do governo do estado. Nosso grupo político conta com três senadores da república, 6 deputados federais, 9 deputados estaduais e o apoio do governador Rui Costa. Teremos uma Secretaria do Planejamento bastante autônoma, quer possa buscar os convênios nos mais diferentes ministérios, pois muitas vezes existe a verba a ser repassada, mas ela está parada por falta de apresentar bons projetos. O nosso mandato, será um mandato participativo voltada para o nosso povo.
Gilvan (PSD) foi eleito com 60,15% dos votos. Foram 10.376 votos no total.
O candidato derrotou Jorginho, que ficou em segundo lugar com apenas 27,93% (4.818 votos).
A eleição em Prado teve 23,49% de abstenção, 1,42% votos brancos e 4,69% votos nulos.
Veja o resultado após o fim da apuração:
Gilvan – PSD – 60,15%
Jorginho – PP – 27,93%
Luciano da Saúde – PV – 11,55%
Vidal Contador – DEM – 0,37%