Debate qualificado na 1ª Reunião Ampliada do COSEMS/BA em 2018


Com muitos esclarecimentos, o Conselho Estadual dos Secretários Municipais da Saúde da Bahia (COSEMS/BA) começou com pé direito a série de reuniões ampliadas da Diretoria Executiva do COSEMS/BA nesta quinta-feira (18/01), no auditório da Secretaria da Educação, no CAB, Salvador. Isso porque a 1ª Reunião de 2018 teve palestra e tiragem de dúvidas conduzida pela assessora técnica do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Blenda Leite, sobre a Portaria 3992/17, que reduziu a duas contas (custeio e investimento) o recebimento dos recursos da Saúde a partir de janeiro de 2018.

“É muito importante esse momento para que todos os secretários possam tirar as suas dúvidas sobre a Portaria. É essencial para que comecemos o ano de 2018 já sabendo operacionalizar os recursos do jeito certo”, afirmou a presidente do COSEMS/BA, Stela Souza. Na ocasião, a assessora Blenda Leite pontuou de que será possível que os municípios se organizem financeiramente para aplicar os recursos de forma geral, conquanto que, ao final da gestão, os secretários equilibrem as verbas na hora da prestação de contas.

Reconhecimento

Antes da conferência com a assessora, a diretoria do COSEMS/BA deu as boas-vindas a todos os secretários que assumem a gestão de 2018 dos 417 municípios baianos. Houve apresentação da equipe técnica e do escritório do COSEMS/BA e entrega de placas de reconhecimento aos 56 municípios que mais se fizeram presentes às reuniões ampliadas.

Por ASCOM