Audiência pública discute Programa de Aquisição de Alimentos em Alcobaça


Questões relacionadas ao andamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) estão sendo tratadas em audiência pública, nesta quinta-feira (03),  na Câmara de Vereadores de Alcobaça.

Fotos: Renato Sérgio / Alcobaça Notícias

Durante o evento, o  Prefeito Léo Brito, destacou que “a intenção ao realizar audiência pública foi promover o debate amplo e plural, para que cada um dos presentes levasse a efeito suas considerações acerca da questão, trazendo seus problemas e buscando-se soluções”.

Fotos: Renato Sérgio / Alcobaça Notícias

O Programa

O Programa de Aquisição de Alimentos – PAA é executado através da Secretaria Municipal de Agricultura e Secretaria Municipal de Assistência Social Trabalho e Cidadania, com recursos do Ministério do Desenvolvimento Social.

Dentre suas finalidades básicas destaca-se o acesso à alimentação e o incentivo a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o Programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional, escolas e demais entidades públicas.

O Programa nasceu com o intuito de promover o abastecimento alimentar por meio de compras governamentais de alimentos, fortalecer circuitos locais e regionais e também redes de comercialização, valorizar a biodiversidade e a produção orgânica e agroecológica de alimentos, assim como incentivar hábitos alimentares saudáveis.

Além do prefeito Léo Brito, também participaram da audiência pública, secretários, fiscais do PAA, a secretária de Agricultura do Município de Prado, Eliete Amaral, vereadores e agricultores os quais trouxeram importantes contribuição para o citado evento, inclusive respondendo aos diversos questionamentos dos presentes.