Acontece nesta sexta-feira (06) na Câmara de Vereadores Municipal de Prado, a abertura oficial do 12º Festival Gastronômico


Acontecerá nesta sexta-feira, 06/10, na Câmara de Vereadores Municipal de Prado, a abertura oficial do 12º Festival Gastronômico e Cultural. Nos anos anteriores a abertura era fechada, apenas para participantes do evento, autoridades e convidados. A inovação este ano, foi a junção da palestra “A arte de fazer acontecer”, com Allan Costa, realizada pelo SEBRAE, na SEMANA SEBRAE DE CAPACITAÇÃO EMPRESARIAL, aberta para todo o empresariado.

Para Wander Noronha, presidente da APRHOPE, esta ação é uma oportunidade de capacitação e aprendizado para o empresariado do nosso município. E ressalta a importância da participação de todos, valorizando o SEBRAE, que é parceiro e apoiador do Festival Gastronômico desde sua primeira edição. Na programação haverá apresentação com o GRUPO NOTOM. Em seguida serão apresentados os pratos do evento, a homenagem deste ano e a palestra será o ponto alto da noite.

E do dia 7 à 15 de Outubro, os moradores e visitantes já poderão experimentar os pratos dos estabelecimentos participantes e ajudar a escolher o melhor prato nas diferentes categorias.Aguardem também a grade de atrações que acontecerão no Espaço Cultural , na Praça da Matriz. ( Programação ainda em fechamento).

O Festival Gastronômico acontece anualmente na semana que ocorre o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. São 29 estabelecimentos inscritos este ano. Os participantes concorrerão como restaurantes, petiscos, lanches e sobremesas. Eles poderão ser identificados no roteiro gastronômico, pela flâmula na fachada do estabelecimento ou pelas camisetas do ano utilizada pelos garçons.

O tema deste ano é uma homenagem ao MOVIMENTO TROPICALISMO MUSICAL: Um movimento nascido na Bahia e difundido por todo o Brasil e que faz este ano 50 anos do seu início. Surgiu à partir de Caetano Veloso e Gilberto Gil no Festival de Música Popular Brasileira de 1967. Foi a união de músicas antagônicas de uma determinada época, que não se combinavam, mas que foram trabalhadas juntas e tornaram um movimento incrível.

Trazendo este movimento para dentro do Festival Gastronômico, os participantes foram desafiados a produzirem pratos, à partir do trabalho com ingredientes também antagônicos, criando desta maneira pratos criativos, diferentes, coloridos, homenageando o Tropicalismo.

O evento, que é realizado pela APRHOPE (Associação Pradense de Restaurantes, Hotéis, Operadoras, Pousadas e Estabelecimentos Comerciais), traz um ótimo fluxo de turistas para a cidade, iniciando no primeiro período, de 7 a 11/10, com 72% de taxa média de ocupação por reserva, e já com 98% de taxa média de ocupação no período de 12 a 15/10 em pesquisa realizada hoje.

A APRHOPE conta o apoio do SEBRAE, SICOOB, Prefeitura Municipal, Secretaria de Turismo do Estado, SENAC e demais parceiros.

Por ASCOM / APRHOPE