245 anos: Desfile cívico e cultural marca aniversário de Alcobaça


Com diversas apresentações, o tradicional ato cívico e cultural realizado no último domingo (12), marcou o aniversário de 245 anos da cidade de Alcobaça.

O evento contou com a presença do prefeito Léo Brito, presidente da Câmara Municipal, Érico Carlos Miranda, demais vereadores e secretários, além de moradores e servidores.

Centenas de pessoas, divididas entre moradores, alunos e profissionais envolvidos na organização participaram do momento cívico que contou um pouco da história de desenvolvimento da cidade. “Esse é o momento de reafirmar a identidade desse povo tão ordeiro e que ao longo do tempo construiu uma cidade hospitaleira, que cresce a passos largos e que se orgulha do município que se tornou”, disse o presidente da Câmara Municipal.

História 

Alcobaça tem origem remota de uma vila criada em 12 de novembro de 1772 pelo Ouvidor José Xavier Machado Monteiro no local denominado Arraial de Itanhém, situado às margens do Rio Itanhém, ao sul da Capitania de Porto Seguro (atual Microrregião Extremo Sul da Bahia).

Diz uma lenda (não comprovada) que os primeiros moradores da Alcobaça brasileira eram oriundos da Alcobaça portuguesa. Até o século XIX a cidade foi ocupada por grandes senhores de escravos, sendo que uma das senzalas ainda está de pé no centro da cidade.

Os oito quilômetros de praias e um clima tropical atraem turistas de todo o país. A cidade também é um dos portões de entrada para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos.